sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Oficina Literária - Como Escrever para a Internet


“Lembre-se que o mundo está a sua frente, não aos seus pés.”

(Danny Marks)


Pode parecer simples a publicação de um texto na Internet, principalmente devido a facilidade de fazê-lo. Qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento de informática pode criar uma comunidade em um site de relacionamentos, um blog ou um texto informativo ou dissertativo e apresentá-lo ao mundo.

Existe, porém, uma diferença entre publicar um texto e obter o resultado desejado com o mesmo. Devido a esse fato, vou enumerar alguns pontos básicos.

Michel Charolles, pesquisando sobre a coerência nos textos, chegou a quatro regras básicas que chamou de meta-regras da Coerência, muito bem apresentadas por Antônio Suárez Abreu.

Veja o que o que ele nos diz, usando uma adaptação livre do texto:

- Meta-regra da Repetição – nada mais é do que aquilo que chamamos de coesão textual. O fato de, em uma frase, recuperarmos termos de frases anteriores, por meio de pronomes, elipses, elementos lexicais ou substitutivos constitui um processo de repetição ou recorrência. A coesão textual é, portanto, a primeira condição para que um texto seja coerente.

- Meta-regra de progressão – diz que um texto deve sempre apresentar informações novas à medida que vai sendo escrito.

- Meta-regra da não-contradição – Cada pedaço do texto deve “fazer sentido” com o que se disse antes

- Meta-regra de Relação – estabelece que o conteúdo do texto deve estar adequado a um estado de coisas no mundo real ou em mundos possíveis.

Claro que apenas isso não torna o texto publicável, são os elementos primordiais a se ter em mente quando for produzir qualquer tipo de texto. A escolha do público alvo – pessoas que se pretende sintonizar com a idéia apresentada – e suas características é outro fator primordial.

Quando se publica na Internet, deve-se levar em consideração a abrangência que essa publicação poderá ter. Por isso a escolha do meio – mídia – é importante.

Um texto de apresentação em um tópico de comunidade de relacionamentos tem que ser indutivo, já que o objetivo é orientar e apresentar idéias para um debate interativo.

Já um texto feito para um blog, por outro lado, deve ser sintético e atrativo, para prender a atenção do leitor e passar o maior número de informações objetivadas em um espaço pequeno. O leitor de internet tem pressa e está sempre buscando coisas importantes para ele e semelhantes.

Por isso, não basta ter algo importante para ser dito, tem que ser claro e rápido, sem perda do conteúdo.

Está provado cientificamente que a Internet criou uma forma diferenciada de leitores e escritores e, um cuidado maior com o que é dito e como, é recomendável, já que a visibilidade dos conteúdos, além de ser maior, é abrangente podendo edificar carreiras ou destruí-las.

Na próxima vez que ler um texto na Internet ou postar o seu, lembre-se que o mundo está a sua frente, não aos seus pés.


Leitura recomendada – Curso de Redação – Antonio Suárez Abreu

Contato com o Autor: dannymarks63@gmail.com

20 comentários:

Anônimo disse...

muito bom este texto!
basico e funcional para quem quer se aventurar como escritor!

paloma disse...

Sinta saudades de mim, meu amor Que neste exato momento, HOJE, NESTE DIA, AGORA E SEMPRE, TODOS OS DIAS,(FG) TU sinta uma saudade louca de mim (IJ). Que a força que contraria o nosso encontro, o nosso amor E A NOSSA UNIÃO acabe agora mesmo, e que TU (FG) sinta uma profunda necessidade de me ver, de falar comigo, de me contar tudo da tua vida e ficar para sempre comigo(IJ). Que os nove coros dos anjos soprem meu nome (IJ) nos ouvidos dO (FG), e que O (FG) não se sinta sossegadO até me dizer que não pode viver sem mim E que quer FICAR COMIGO PARA SEMPRE (IJ). Que esta vontade de falar comigo E FICAR PARA SEMPRE COMIGO (IJ) se torne irresistível neste exato instante e sempre. Salve o Sr.Javé, Salve Jesus Cristo, Salve o Espírito Santo de Deus, Salve Nossa Senhora Maria Santíssima, nossa mãe e Rainha do Universo, salve os anjos Miguel, Gabriel e Raphael, Salve Mestra Rowena e Mestra Nada. Que este meu!des!ejo se reforce na luz dos Mestres e que se realize agora mesmo. Peço à Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo que quebre o orgulho, o egoísmo, a dúvida e o medo que se instalaram no coração d (FG). Peço a Nossa Mãe Maria que nos proteja e ao nosso amor,e que sejamos muito felizes agora e sempre. Que o caminho dO (FG)seja Eu (IJ) e que não seja desviado por más influências ou outras pessoas. Peço aos três Arcanjos, Miguel, Gabriel e Raphael , que afastem (FG) de pessoas que possam afasta-lO de mim (IJ) E QUE AFASTEM DE VEZ O (FG) de outros HOMENS, DEFINITIVAMENTE; que eles partam para oUTRO LUGAR e outro destino urgentemente e para sempre. Que O (FG) fique protegidO e não sinta desejo por ninguém além de mim (IJ). Oh! Mestres, eu (IJ) suplico que neste momento (FG) sinta uma irresistível vontade de ligar para mim, de !me procurar, de me ter nos seus braços e de ficar comigo para !sempre. E!que tudo se cumpra assim que eu publicar essa oração. Eu (IJ) sou a realização deste desejo. Eu (IJ) sou a pura atração de (FG). Eu (IJ) sou a ime!d!iata saudade em (FG). Eu (IJ)sou o amor perfeito de (FG). E!u !(IJ) sou a realização psicológica, sexual e pessoal de(FG). EU (IJ) sou o coração de (FG). Assim SEjá...ASSIM JÁ é...ASSIM ESTA SENDO. Amém.

Nêm disse...

muito bom Danny
continue pra nós?
abração

iris disse...

SÓ REALIZE-A EM ÚLTIMO CASO! * PUBLIQUE-A SETE VEZES. * QUANTO MAIS FEITA, MAIS FORTE ESTA ORAÇÃO SE TORNARÁ PARA A PESSOA QUE A REALIZAR. * ORAÇÃO INFALÍVEL: UMA VEZ REALIZADA NÃO PODERÁ VOLTAR ATRÁS. * ASSIM QUE ALCANÇAR OS RESULTADOS ESPERADOS É IMPORTANTE QUE ACENDA UMA VELA EM AGRADECIMENTO AS ENTIDADES (COLOQUE A VELA DENTRO DE UMA XÍCARA E DERRAME CAFÉ AO REDOR DELA) E PUBLIQUE-A NOVAMENTE COM O TÍTULO DE AGRADECIMENTO. * PRECE DE INVOCAÇÃO E PEDIDO: “Invoco os espíritos da discórdia, Invoco os espíritos das tormentas, Invoco os espíritos da injustiça para que demonstrem vosso poder: que o coração de ACB transborde de maldade, que o coração de EFA transborde de malícia e que a vida de EFA seja repleta de injustiça,Peço-vos que os ânimos de ACB e EFA se inflamem e exaltem, afim que entre eles reine a discórdia, sem qualquer misericórdia e para que a vida deles seja desarmoniosa, sempre que se aproximarem de alguma forma: que o diálogo seja de discussão verbal, agressão. Peço-vos que eles discutam sempre. Assim seja!" * PRECE DE CONSUMAÇÃO: "Loki, Loki, tu que gostas de semear as discórdias, vai até o local em que se encontra ACB e EFA onde poderás fazer o que mais gostas. Faça com que ele ligue e discuta com EFA,que O irrite bastante com suas solicitações! Peço-vos também que toda vez que ele tentar contacto com EFA que a discussão reine. Que o desentendimento, a suspeita e a dúvida os invada o coração de EFA e de ACB em relação um a outrO e que eles discutam por tudo e por nada. Assim seja, assim será, assim está feito!

Sansakroma sem fronteira... disse...

O CASO BRUNO
Eu Jogo e me perco


Me perco com o jogo de pernas
Me perco com a bola do olho
Que olha e hipnotiza
Eu jogo com palavras
Eu jogo com charme
Eu jogo com o olhar

Me perco com o jogo das mãos
Me perco com o jogo do dinheiro

Um dia quis jogar
Joguei
Me jogarm e eu agarrei
Agarrei a bola
Agarrei a vida
E não soltei
Vivi cercado por traves
Onde segurei a bola
Hoje cercado por grades
Soltei a vida

Eu joguei e perdi

Escrito por SANSAKROMA

Dany~* disse...

A vida...
Nessa areia,nesse Mar
Descobri que posso amar.
Descobri no brilho de seu olhar
que é com você que quero ficar.

O vento soprou aos meus ouvidos
que você não quer ficar comigo.
E agora o que fazer
Se não consigo te esquecer.

Agora vou dizer não quero mais sofrer o melhor que posso fazer
é tentar te esquecer,mais saiba que sempre no meu coração e no meu olhar irá...
Morar !!!

Dany~* disse...

Foi tudo tão lindo,o céu todo estrelado a lua redonda e brilhante
o mar levemente agitado você dizia que me amava e me beijava.
Corríamos como doidos na areia e você ainda dizia que me amava.Brincavamos de molhar um ao outro naquele momento foi como se o mundo parasse de girar só para para ver o nosso amor.Eu só dizia uma coisa:seremos namorados eternos.O dia amanheceu e continuavamos a brincar,nossa vida é assim sempre uma brincadeira,pois quando estou com você sinto que sou feliz de verdade.Começaram a aparecer muita gente o dia quase acabando e continuavamos a brincar.
E por fim anoiteceu o céu estrelado e o mar levemente agitado e você ao meu lado.O mar está guardado e ainda somos eternos namorados o tempo passou e você sempre ao meu lado ficou e ainda continuamos eternos namorados e você sempre estará ao meu Lado...
MEU ETERNO NAMORADO

Anônimo disse...

oxiiiiiiiii
é teu Danny?

Anônimo disse...

é teu Danny?

Dany~* disse...

è meu sim

Anônimo disse...

pra quem foi isso?rsss

Dany~* disse...

Dai complica"rsrsrs

Unknown disse...

A love story!
It all started from scratch, on a rainy day ...
I was at the bus terminal, and suddenly a
boy appeared, I did not notice anything interesting
him but when he approached ...
Our boy he was the most beautiful I have ever seen,
but I ... do not know what happened to me I could not say anything to him not a word you want! I was very nervous about that situation because no boy ever had spoken to me so beautiful that way, interested in meeting me, but I was so nervous I could not talk to him. Days passed and we were going to see us every day and I rolled and he always said that we could not stay together because there was always a commitment to disrupt, but in fact there was no problem but my insecurity and fear of my stay with that beautiful boy! ! And one day he asked me in dating, we were what I wanted most! Too bad I do not have the courage to say''Yes, I accept,''I said''no''was the worst day of my life! Because I never imagined that simple word could end my life because from that day on he began to treat me with coldness and indifference, I think he really liked me, but to believe it took me and now I regret it! If I can go back in time, I would do anything differently, would my heart!

rafael disse...

Como explicar essa sensação que sinto no momento.
Difícil de colocar em palavras seria algo como você saber o final daquele filme... Ter se decepcionado com isso, mas mesmo assim comprou o ingresso esperando que talvez por algum motivo o final fosse alterado, não podemos culpar o diretor, afinal fomos nos que compramos o ingresso com uma falsa esperança estampada no rosto.
Ao sair do cinema você sente como se perdesse o chão, nada mais faz sentido, as pessoas o lugar, sente como se estivesse em prantos, porem nenhuma lagrima escorre de seu rosto. Seus peitos estão cheios tudo que você precisa e gritar, soltar toda a angustia, gritar para que todos escutem, mas logo desiste, e como antes apenas decide deixar que o grito ficasse dentro de você, ecoando por todo seu intimo, por um vazio que não pode ser preenchido. Talvez deva fugir sem destino apenas sair, sair para um lugar distante, talvez a caminhada o acalme, poderia tentar, mas no final o único rumo que consegue tomar e para casa.
Entre goladas e goladas de café você tenta esquecer, mas não ha como no momento, aquilo não quer sair de sua cabeça, talvez se pensar em outra coisa poderia resolver, talvez em sua vida, mas ao pensar começa a compara-la com uma peça de teatro, sempre a mesma peça ao qual foi reservado a você o mesmo papel, não ha como se contentar com aquilo, não da para apenas observar sofrendo sabendo que aquilo que gosta e inalcançado para, você tenta varias e varias vezes mudar o roteiro mas sempre se encontra no mesmo cinema assistindo o mesmo filme ,com a mesma falsa esperança no rosto, que acaba com o final do filme.

gostaria de uma opiniao sincera a respeito...
desde jah obrigado

Anônimo disse...

Dia ruim, acordei cedo meio sem vontade e logo mim deram a noticia; você não vai.
Sentir uma coisa dentro de mim, mas no momento não sabia direito o que era, estava com muito sono. Ainda era seis da manhã, uma segunda fria com nuvens. Mim levantei ainda sentido aquilo dentro de mim, mim consumindo até o pescoço vestir qualquer roupa e sair. Minha mãe estava doente e por causa da desgraça que se estendeu dentro de nossa casa tive que adiar. Melhor cancelar minha viajem de carnaval ou de férias. Eu já tinha descoberto o que realmente era aquele sentimento mesquinho era puramente raiva e dor. Raiva por não ter ido e dor por quer minha amada e sagrada mãezinha esta doente. Cheguei a casa por sinal estava uma bagunça afinal que cuidará da casa sempre foi minha mãe. Então ofereci a ela um mingau de cachorro e logo pus a mão na massa quer dizer na sujeira que lastrava minha casa ,quando terminei eu estava um pouco só um pouquinho melhor deitei ao lado de minha mãe e pedi a Deus para que eu ficasse em transe até as minhas dolorosas férias acabarem ,mas outra vez nada aconteceu como eu queria então olhei pra minha mãe e comecei sentir aquele sentimento mais dessa vez a raiva estava eminente então eu sentir culpada e sair do meu quarto e comecei a chorar liguei o computador e vasculhei entre algo pra ver se encontrava alguém pra falar comigo, aff. Mais tola sou eu quem dos meus amigos vai esta oline às oito horas da manhã em uma segunda de carnaval então outro sentimento mim ocorreu o de desespero...

Anônimo disse...

PLENOS OU METADES?

UM FUNDO DE VERDADE EXISTE NO POÇO SEM DENSIDADE DAS RAÍZES SENTIMENTAIS DO MEDO. NA SENZALA EMOTIVA NA MASMORRA LACRIMEJANTE DOS DESEJOS GRITEI! COM GRANDE GRITA! O PAVOR LEVOU A NAVEGAÇÃO DO GOSTO E SENTIMENTO MERCENÁRIO DAS ENTRANHAS DO AMOR! APEGO QUE ENTRANHA DOR, FÉRTIL!CARINHO DE LIAMBA EM FLOR DE VIOLETA, PRESO AO ESPINHO DA ROSA, ME SINTO DROGADO NA FORMOSURA E DOR DO RECEIO, ABATIDO DE PRETENSÃO MINHA ESTRADA É DE TERRA SEM RENOVAÇÃO, VOU OU NÃO VOU? VOAR NADAR AMAR ,DIZER, QUERER OLHAR NOS OLHOS DE QUEM OLHA O QUE POUCOS PODEM VER E DIZER ASPIRAÇÕES!QUAL SER MORTAL DIRÁ AO CORAÇÃO MENTAL QUE É DEMÊNCIA FLUTUAR NO SEIO DA VAIDADE DO AMOR JUVENIL?MESMO QUE NA DISTANCIA E LIMITES DA MORAL?FINJO SER O QUE DEVERIA SER! NÃO CABERIA A MIM, SER REALMENTE O QUE FINJO SER?ISSO SE OLHAR O ESPELHO QUE AJUÍZA O MEU CONTRARIO!TUDO!TUDO DO TUDO! MUITO TUDO EM MIM!TODO O PROFUNDO E ALTO LÁ TUDO É BOM INSPIRADOR!O ESCURO DOS MEUS PENSAMENTOS CLAREIA A MINHA REALIDADE... O CORPO É PRESO NO ESPÍRITO E INTIMO? MATERIALIZAR O ÍNTIMO OU INTIMIDAR O CORPO?SOMOS SERVOS DAS DÚVIDAS EM HORAS DE PESAR, QUERER O QUE É LIMITE PARA O CORPINHO SOFREDOR!SE QUERO, A MENTE QUER! A CARCAÇA SOFRE ANTES DE CHEGAR AO DESTINO FINAL DA VONTADE DE TER UM FINAL FELIZ, TERIA DE SER UM COMEÇO FELIZ NO FINAL TRISTE DA PROCURA! POIS QUE O CORPO É VEÍCULO ARCAICO NA PROCURA DAS SEDES DO ESPÍRITO E NEM SEMPRE A ÁGUA VEM!COMPLEXO DECIFRAR O QUE QUERO NO CORPO! VISTO PELOS PODEROSOS OLHOS DA ALMA!NINGUÉM TEM METADES! GLOBAIS E PENSANTES É O QUE SOMOS E SOU TRISTE E ALEGRE, SE SOU ERRE NÃO POSSO SER ESSE, (O ALFABETO DA VIDA E ALMA, É INSTIGANTE.) MESMO QUE EU ERRE E ESSE SEJA O MEU MAIOR ESPINHO, ILUSTRE ACÚLEO PONTIAGUDO EM MINHA INTRIGANTE ESTRADA DE TERRA!SE EU NÃO ME DESVIAR DE TI LHE PISAREI, SERÁ QUE MELHOR SERIA? ENQUANTO DOÍA PARAVA DE FLUIR DESEJOS, POIS QUE ELES TAMBÉM CAUSARÃO DOR, ESTES ESPINHOS ME FARIAM PARAR? É EU SEI QUE NÃO DÁ PRA SONHAR ANDANDO TUDO QUE SE QUER! A VERDADE DA VIDA NA VELOCIDADE DO PENSAMENTO, MESMO QUE VIVA EU MENTIRAS ATIVAS FRENTE À REALIDADE. HORA QUE CAIXA DE PANDORA!A VIDA OUTRORA, SEMPRE CRIANÇA!AS ESPERANÇAS QUE HOJE TENHO FORAM CRIADAS SURGIDAS, ATRAVÉS DAS IGUARIAS DOS MEUS AVÔS QUE SÓ PUDE COMER NO LEITE DE MINHA PROGENITORA! ISSO SE ELA COMEU OS MANJARES DA SABEDORIA DOS MEUS AVÔS! CRIANÇA NÃO COME GULOSEIMAS SÓLIDAS, MAS O LEITE MATERNO DA VIDA TRANSFORMA EM FORÇA A EXISTÊNCIA QUE AGORA LEVO ATÉ A MORTE COM DIAS E ANOS E NOITES E SONHOS E DESEJOS! COBIÇAS CANTADAS NA LIRA DO MÚSICO E TROMBETA DA GUERRA E SOM DO AÇO NA ESPADA AGUDA, E NO CHOCALHO DO ÍNDIO E FLAUTA ESTRIDENTE ONDE O TRILHO ERA COMO ESTRADA LARGA E HOJE A ESTRADA É COMO TRILHO ESTREITO NÃO CABE NINGUÉM. Á SE LUTÁSSEMOS COM A LINDA GLADÍOLO BANHADA EM CHUVA DE PRATA! NÃO ESCUTARÍAMOS O SOM DAS TRINTA MOEDAS DE PRATA CAINDO AO CHÃO, TODOS OS DIAS MINHA PEQUENEZ É GIGANTE NO GRITO UIVANTE DE TUDO QUE PISEI NA ESTRADA DA VIDA VIVENDO VONTADES ADIANTE!

jhknupp@hotmail.com

Neto disse...

Hoje em dia as pessoas se perguntam oque é amor como ele se conciste e alimentan os corações de duas pessoas apaixonadas, ai eu me pergunto essas pessoas sabem diferencias amor de amor verdadeiro e paixão é acho que não hoje todos pra min se unem no propósito da paixão algumas vezes por amor e raramente por amor verdadeiro.Por que eu me pergunto e eu acho que só as pessoas que sentem isso quando vêem duas pessoas apaixonadas é que podem responder e você sabe.
Hoje senti uma coisa que nunca tinha sentido antes na minha vida que me enspirou a escrever isso por que a paixão é aquela coisa de hora ou dia e pode ser até meses mas quando nus distanciamos da pessoa não precisa ser muito tempo já começamos a nos interessar por outras aventuras ou se for chamar o certo por outras paixões ou amor acontece quando estamos naquele momento de adolescência quando abrimos as portas para o mundo e começamos a conhecer sentimentos desconhecidos para nós mas que sempre estiveram ali imóveis esperando para que surja a oportunidade certa de aparecer sentimos o amor mas é sem concistencia e as vezes por confundilo acabamos engananos a nós mesmos absorvendo parte de nossa vida para essa relação e no final quando se separan sem o menor peso de cosciencia e ai varias vezes dizemos a nossos amigos agora é só partir para outra e esquecer o passado mas será que é certo gastarmos a melhor parte enganando uns aos outros é acho que não porque se estamos vivendo o presente quer dizer que existiu um passado bom ou não mas um passado e que ainda teremos um grandioso futuro.Agora viver um amor verdadeiro é o podium mais alto que podemos subir em nossas vidas ele é aquele amor que começa na infância podendo acontecer no mesmo sexo ou não mais é um amor inconfundível que é rara as vezes que nos damos conta que estamos vivendo ele mas vc ama tanto essa pessoa que só percebe quando esta pessoa esta longe ou na primeira vez que se separarem mais quando isso acontece parece que uma parte de tudo de bom que vc viveu naquele momento vai por água abaixo vc se sente ipotente nada satisfas o vazil que esta dentro de vc e vc pode até tentar encontrar um novo amos mais nunca vai ser igual o toque o cheiro o beijo e principalmente na alma qual é oque voce mais admira e é a alma da outra pessoa que faz a sua brilhar por isoo devemos no começo de nossas vidas tentar encontrar procurar e vasculhar o maximo para encontrar o amor verdadeiro e quando acharem não larguem de jeito maneira e nem o magoem por que essa falta que ele trará você nunca mais conseguira recuperala

Daun disse...

Eu sempre achei muito errado falarem que as dissertações não podem ter caracter sentimental... Então num dia q eu tava revoltada escrevi isso:
Resquícios de Isolda

No início dos tempos o ser humano se reproduzia até que aprendeu a amar. Coisa tal que atinge todos os extremos de um indivíduo. Que salva e pune, que alegra e mata. Mas será que o amor vale mesmo a pena?
Para aqueles que dele nunca usufruíram, não faria falta. Afinal, só podemos saudar o que conhecemos.
E outros que já o fizeram e desse sentimento querem distância, alegam terem sofrido em demasia. As lembranças corroem e ferem de tal modo que talvez seja melhor criar fronteiras e muralhas para o amor.
Mas essas lembranças, por outro lado, preenchem o vazio do que passou. Depois que a mágoa e a tristeza somem, recordar do passado infla o peito e engrandesse a alma. Como se a lembrança trouxesse de volta as alegrias do amar, junto à solidão.
Por isso, defender, usar e abusar desse sentimento valerá a pena enquanto as pessoas lutarem por ele. De qualquer maneira, seguindo as palavras de Camões, ele é fogo, mas o fogo não só queima, como também aquece.

Berinho Gueetto disse...

Young people

Many young people think thal their families do not understand their problems.
Young people generally make their decisions alone or with the help of a friend of the same age.
Very often this happens because there is no communication between parents and children.
Parents, sometimes, have no time to talk with their children and boys and girls begin to move away from their parents.
There are, of course, different remedies for this situation. For example:
Parents must talk frankly to their children and try to understand their problems.

franciscarlos ramalho disse...

muito bom esse texto, vale a pena conferir !!!